quarta-feira, 23 de maio de 2007

Flor misteriosa

Alguém é capaz de adivinhar que flor é esta? A foto foi tirada em Távora Santa Maria, no vizinho concelho de Arcos de Valdevez. Vão tentando que eu irei dando pistas.

5 comentários:

Anónimo disse...

Será um Pitosporum tenuifolium, da família das Pittosporaceae, com sementes que nascem numa cápsula angulosa, de formato ovóide, com três ou quatro válvulas envoltas num material resinoso?
Não sei, estou só a perguntar...

Anónimo disse...

Meu caro Livingstone, o senhor está mais habituado à flora africana, daí o ter-se lembrado do Pitosporum. Mas falhou. Posso adiantar-lhe que a planta em causa também é um arbusto e dá um fruto. Keep on trying!

Hercule Poirot disse...

Tem andado por aí muita gente a dar palpites, mas ninguém tem coragem de escrever. Também, valha a verdade, não há palpites de jeito. Até já ouvi dizer que é uma flor de pessegueiro. Que grande pessegada! Vou dar mais uma pista: as pétalas são comestíveis e têm um sabor adocicado.

Anónimo disse...

Como parece estar na moda as pétalas comestíveis, aqui estão para mim as pétalas mais saborosas, as da feijoa (Acca sellowiana syn. Feijoa sellowiana, Berg), família das mirtaceas, também conhecida por goiaba serrana ou goiaba abacaxi. Deve o nome a um naturalista, João da Silva Feijó (1760-1824) que a descobriu no Sul do Brasil. Segundo nos informa Pio Correia, a goiaba serrana é uma espécie duplamente útil ao homem. Em primeiro lugar, diz o autor, referindo-se à planta como um todo, "pela elegância do porte, persistência da vistosa folhagem e beleza das flores". De facto, quem vê a árvore da feijoa em floração, na primavera, não pode deixar de admirar as flores de pétalas brancas por cima e arroxeadas pelo lado interno, contrastando com os estames de cor púrpura. Tais pétalas carnudas, além de belas, são comestíveis. Para Pio Correia, as pétalas da flor de feijoa - gulodice de crianças - possuem um agradável suco adocicado, divertido de se mastigar. As folhas da feijoeira são também muito bonitas e ornamentais: pequenas e estreitas, são verde-escuras na parte superior e prateadas na parte inferior. A segunda grande utilidade dessa planta, para Pio Correia, residiria na "excelência de seus frutos, cuja polpa espessa, aquosa, é muito aromática, abundante e saborosa". Seu sabor, próximo do sabor da goiaba comum, é considerado por alguns como uma mistura dos sabores da banana, do morango e, especialmente, do abacaxi, explicando-se, por esse motivo, outro de seus nomes vulgares: goiaba abacaxi. Esta é uma planta que consigo que floresça mas que acaba por nunca frutificar, continuo sem perceber o processo de polinização. As referências que li, falam que são os pássaros que as comem que polinizam a planta, e os pássaros portugueses ainda não descobriram o sabor das pétalas. Outra referência diz ser necessário duas espécies diferentes para existir a polinização, o que estou a tentar.

Hercule Poirot disse...

Muitos parabéns à Espertinha Limiana, que identificou com sucesso a flor da feijoa e já disse tudo o que há para dizer sobre a mesma. Também eu ainda não consegui fazê-la frutificar, nem tão pouco posso abusar das pétalas, por causa da diabetes.Bravo, Espertinha!